fbpx

O seu sorriso é que torna a vida mais bonita. Então, viva!

Volte a sorrir sem receio, agende uma consulta e comece a transformação hoje mesmo.

Fale conosco

Conheça os mitos e verdades sobre o Implante dentário.

Em um país onde mais de 20 milhões de pessoas tiveram perda de dentes, o implante se tornou o sonho de consumo de quem deseja voltar a sorrir com segurança. No entanto, muitas se sentem inseguras para realizar o procedimento pela quantidade de mitos que existem sobre o tema.

1-Qualquer pessoa pode fazer o implante?

Em saúde as palavras “todas, nenhuma, sempre e nunca” não devem ser usadas. Algumas vezes o paciente não pode fazer o implante naquele momento ou não pode fazer por uma determinada condição, mas isso não impede que ele venha a poder fazer. O importante em relação ao paciente é que ele tenha um bom estado geral de saúde. Então, a princípio, desde que o paciente esteja saudável, ele pode fazer a cirurgia de implante.

2-Posso ter rejeição ao implante?

Mito – não existe rejeição ao material de implante, ou seja, é muito raro que algum organismo rejeite pinos de titânio. O que ocorre com mais frequência, são problemas na cirurgia e no pós-operatório, pela qualidade óssea ou por processo infeccioso, mas não por rejeição ao titânio.

3-O dentista da família não está apto a realizar implantes?

Depende – normalmente o dentista da família é um generalista e isso não o torna um mau profissional. O que ocorre com o implante é que quanto mais experiência tem o dentista, melhor o pino será colocado. Como citamos no item acima, os problemas que ocorrem são na cirurgia e isso pode ocorrer também por falta de experiência do profissional. Por isso, a escolha de um dentista especializado em implantes é muito importante. Se o dentista da família for especialista, ele está apto a realizar implantes sim.

4-Se eu fizer o implante, vai ficar artificial?

Mito – hoje os materiais usados para confeccionar os dentes artificiais que ficam sobre os implantes são bastante realistas. As resinas ou porcelanas usadas se assemelham muito na cor e textura dos dentes naturais. O importante é que o dentista realize corretamente o planejamento. Já falamos sobre isso em outro post que explica os diferentes tipos de implantes.

5-É possível fazer um implante para cada dente?

Verdade – se você perdeu apenas um dente, poderá repor a raiz com um pino de titânio tranquilamente. Porém, nem sempre será aconselhável fazer um implante para cada dente. Tudo vai depender da avaliação do implantodontista. Se a maior parte deles estiver comprometida, em alguns casos, o melhor é realizar uma prótese protocolo, por exemplo.

6-Agora que tenho implantes não preciso mais me preocupar com cáries?

Mito – mesmo que você tenha implantes é importante que a saúde bucal continue sempre em dia. As próteses sobre os implantes, mesmo que sejam dente a dente, ficam diretamente em contato com a gengiva e caso não sejam higienizadas com frequência, podem juntar bactérias, inflamando a gengiva.

7-Posso comer todos os tipos de alimentos?

Verdade – umas das principais funções do implante é devolver a funcionalidade da mastigação. Após a cirurgia alguns cuidados deverão ser tomados para garantir que haja mesmo a integração óssea. Mesmo após a cicatrização total é importante não esquecer que se trata de uma solução artificial e por isso requer cuidados. Converse com seu implantodontista antes de sair comendo de qualquer jeito.

 
E aí, gostou das informações? Entre em contato conosco e conte o que achou.

Afinal, o que é a implantodontia?

A implantodontia é o nome da especialidade odontológica que visa personalizar um conjunto de técnicas empregadas para implantar ou reimplantar dentes utilizando o implante ósseo integrado. Esse dispositivo é posicionado cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila onde serão, após alguns meses ou até horas, local para receber a prótese fixa sobre esse dispositivo de titânio. É válido falar que essa prótese é feita sobre o próprio suporte e, quando indicada, é ideal para repor dentes perdidos.

Como funcionam os implantes dentários?

O processo consiste em instalar uma pequena peça feita com titânio no osso, particularmente, onde havia um dente antigamente. Depois que o implante já foi realizado, é importante esperar a integração ao osso acontecer. Nesse tempo, é normal utilizar uma coroa provisória para evitar a perda do espaço e já dimensionar como será o dente de cerâmica sobre o implante.

Conheça os principais benefícios:

Z

Eleva a autoestima

Um sorriso bonito transforma a vida de uma pessoa e dá mais confiança durante o dia. Por isso é tão importante cuidar da saúde bucal e fazer reparações quando há algum problema na dentição. Um benefício do implante dentário é recuperar a autoestima do paciente e permitir o convívio social sem medo de dar um sorriso ou falar em público.

Z

Recupera a estabilidade da arcada dentária

Uma boca com dentes faltando traz alguns prejuízos para as funções bucais do paciente. O implante recupera a estabilidade da arcada dentária ao evitar danos nos dentes que estavam próximos daqueles danificados.

Z

Devolve a função mastigatória

Um benefício do implante dentário é a melhora da mastigação. Quando faltam dentes na boca do paciente, há deficiências na mordida, pois o indivíduo acaba direcionando os alimentos para um lado da boca, o que traz prejuízos para os músculos e maior desgaste dos dentes em um lado.

Z

Melhora a qualidade de vida

Ter uma arcada dentária completa é imprescindível para quem busca qualidade de vida. Isso porque é pela boca que ingerimos alimentos e conversamos. O implante também contribui para corrigir a estética do sorriso e funciona melhor do que as dentaduras móveis, que muitas vezes prejudicam a percepção dos sabores durante as refeições e causam desconforto na mastigação.

Z

Melhora a fala

A ausência de dentes também prejudica a fala. Isso porque a dentição faz parte do sistema bucal responsável pela dicção, composto por ossos, nervos, músculos e dentes. Portanto, o implante também auxilia na correção dessa dentição e qualidade fonética do indivíduo.

Quem conhece, recomenda.

Quem somos

A Santa Matilde é uma clínica odontológica que prioriza a humanização e busca proporcionar uma experiência única ao paciente. Idealizada pelo cirurgião implantodontista, Juliano Nicolielo, a clínica é uma das mais tradicionais no Conesul de Rondônia. Ele, por sua vez, já transformou mais de dois mil sorrisos através do implante dentário, devolvendo para as pessoas alegria, confiança, auto estima e muitos motivos para sorrir.

Dúvidas mais frequentes 

É comum recebermos diversas dúvidas das pessoas que estão pensando em colocar implantes dentários. Por ser um procedimento bastante procurado, percebemos que muitas dúvidas são semelhantes. Aí vão as principais delas:

Dói colocar implante?

Não há dor no procedimento de implante dentário, mas alguns fatores precisam ser levados em consideração:

Tomar os remédios prescritos corretamente;

Seguir os cuidados pré e pós operatórios;

Escolher um profissional especialista, experiente e, de preferência, com as tão valorizadas “mãos leves”. Este é um fator muito importante.

Quanto tempo demora para colocar um implante?

10 minutos. O tempo cirúrgico para colocação de um implante, quando realizado por um profissional experiente e utilizando-se de sistemas mais sofisticados, é extremamente rápido.

Já o processo final de cicatrização leva em média de 3 a 4 meses, período em que ocorre a chamada “osseointegração” e, então, os implantes ficam prontos para receberem as coroas ou a parte dentária destinada a mastigação e sorriso.

É importante lembrar que durante todo o tratamento o paciente utiliza uma prótese provisória, portanto, não fica sem dentes.

É possível colocar prótese fixa na parte inferior?

Sim. A prótese fixa ou a prótese protocolo podem ser realizadas tanto na parte de cima quanto na parte de baixo. Existem variações de técnicas que permitem a colocação dos dentes em apenas 3 dias.

Quem usa dentadura ou prótese móvel há muitos anos pode colocar implante?

Sim. Não importa há quanto tempo você utiliza dentadura ou prótese removível (as famosas pontes). Muitas vezes pacientes com 80 anos de idade, que já usam dentaduras há mais de 60 anos, conseguem fazer seus implantes.

Em alguns casos, quando já houver atrofia óssea, impossibilitando a colocação dos implantes, é necessário fazer algum tipo de enxerto para a preparação inicial.

Como saber se minha boca pode receber implantes dentários?

À princípio não existe contra indicação absoluta para implantes. Porém, é necessário fazer uma avaliação com um especialista para determinar o plano de tratamento.

Durante uma consulta, o especialista avalia as condições de saúde e também as condições bucais do paciente determinando se há a necessidade de enxertos ósseos, por exemplo, ou se possui alguma doença que precisa ser tratada ou controlada.

Pessoas diabéticas muitas vezes acham que não podem se submeter a um tratamento com implantes, no entanto, basta estarem com o devido controle e sob acompanhamento médico. Dessa forma não haverá problemas.

Qual o preço dos implantes dentários?

A respostas para essa pergunta envolve dois aspectos principais: a variação dos tipos de implante e a uma lei do Conselho Federal de Odontologia.

O preço de implantes varia de acordo com marcas, tipos de materiais dos dentes, laboratórios, sistemas protéticos, profissionais e etc. São infinitas variações e, para cada pessoa, existirão diversas opções. A lei do Conselho Federal de Odontologia, não permite a divulgação de valores de tratamentos, incluindo o de implantes.

Por esses dois fatores, é necessário agendar uma consulta para que o seu caso possa ser avaliado de maneira individual e para que você receba uma proposta de acordo com a sua necessidade.

Transforme agora sua vida e desenvolva seu sorriso

Volte a sorrir sem receio, agende uma consulta e comece a transformação hoje mesmo.

Entre em contato conosco pelo WhastApp através do botão abaixo e agende seu horário!

Clínica Santa Matilde Eireli © Todos os Direitos Reservados – 2021
CNPJ 11.005.700/0001-08